terça-feira, 12 de junho de 2007

Política da Santa Lúcia

Política

O Estado é dividido administrativamente em seis regiões e duas dependências: Barbuda, Redonda, Saint George, Saint John, Saint Mary, Saint Paul, Saint Peter e Saint Phillip.
Poder Executivo - o chefe de Estado, desde 1952, é a Rainha Elizabeth II, representada pelo Governador Geral; o poder executivo é exercido, na realidade, pelo Primeiro-Ministro, que é o chefe de governo, e pelo seu gabinete; o Governador Geral é nomeado pelo monarca, sob orientação do Primeiro-Ministro, o qual, por sua vez, é escolhido pelo Governador Geral.
Gabinete - indicado pelo Governador Geral, com auxílio do Primeiro Ministro.
Poder Legislativo - Congresso bicameral, composto pela Casa dos Representantes, com 17 membros eleitos por voto proporcional para mandato de cinco anos, e Senado, com 11 senadores nomeados pelo Governador Geral.
Poder Judiciário - sistema legal, baseado na Common Law do Reino Unido, exercido pela Suprema Corte de Justiça do Caribe Oriental, com sede em Santa Lúcia; um dos juízes da Corte deve residir no país e há possibilidade de apelações ao Conselho Privado, em Londres.

Nenhum comentário: